1979

O paulistano Cleber Ricci Anderson inicia no Ciclismo aos 12 anos de idade no Campeonato Staroup de Ciclismo Estreante.

de 1983 a 1988

Integrou as equipes da Caloi, do Banco Comind, de Osasco e de Lençois Paulista.Velocista, suas vitórias sempre aconteceram no sprint.

de 1984 a 1988

Especializou-se em provas de circuito (criterium) e pista (velocidade, km contra o relógio, meio-fundo, perseguição por equipes e keirin).

Defendeu a Seleção Brasileira de Ciclismo neste período.

1989

A partir de 1989, passou a competir mountain bike no ano de estréia da modalidade no Brasil. Isso foi muito importante para sua formação técnica, pois acompanhou a evolução da tecnologia e a busca da geometria ideal das bicicletas. Para se ter uma idéia, essa geração começou a competir com bicicletas Caloi Cruiser adaptadas,materiais de resistência duvidosa e começou desenvolver a postura ideal para a prática de uma nova modalidade.

de 1982 a 1990

Formação: Estudou Mecânica na Escola Técnica Federal de São Paulo (vetores de  força, metrologia, resistência dos materiais, desenho técnico, soldas, usinagem, etc). Em 1987, ingressou na Escola de Educação Física da USP onde começou os estudos de biomecânica e ergonomia específicas para o ciclismo;

1989

Passou a ser escritor especializado para a Revista Bicicisport e piloto de testes de mais de 50 modelos diferentes entre bikes de ciclismo, mountain bike e triathlon. Com isso, desenvolveu sensibilidade para analisar as diferentes geometrias de cada marca e modelo do mercado entendendo o que 0,5 grau e 5mm podem afetar o desempenho e segurança de uma bicicleta

1989

Publicou pela primeira vez no Brasil uma matéria sobre Ajuste Postural para ciclistas e mountain bikers  na Revista Bicisport melhorando a relação conforto X rendimento dos leitores e contribuindo com o mercado, para que os brasileiros passassem a pedalar melhor.Eram definidos aí os primeiros conceitos de seu método próprio de ajuste postural. O nome bike fit ainda não era utilizado.

1992

Fundou a Anderson Bicicletas onde seu método foi aprimorado em todas as entregas de bicicletas novas para seus clientes. Com isso, começou a ser requisitado para ajustar ciclistas, mountain bikers e triathletas sob consulta.

1993

A Anderson adquire o primeiro gabarito de postura do Brasil para que bike fits sejam definidos antes  da aquisição de uma bicicleta, principalmente as que necessitam cortar o canote de carbonode ou para a confecção de quadros sob medida. Mais tarde, em 2005, esse gabarito ganhou um medidor de potência para o início dos estudos para definição do ângulo ideal da pedalada.

2003

Desenvolveu o Método de Pedalada Ideal, série de educativos e exercícios para aprimorar a forma de pedalar. Esse estudo ajudou a definir a biomecânica utilizada em seu método de bike fit. Após muitos ciclistas comprovarem a eficácia desse método, Cleber passou a ministrar palestras em assessorias esportivas.

2003

Cleber desenvolveu uma série de educativos em conjunto com didática específica para ensinar na teoria e na prática técnicas de mountain bike. Dava-se início ao Curso Cleber Ricci Anderson de Mountain Bike. A cada edição, na prática, verificava ao vivo a adequação de seu método exclusivo de bike fit com mais de 300 alunos atendidos. Mais tarde, o conteúdo completo de sua apostila foi publicado pela revista VO2, onde os leitores tiveram o privilégio de se beneficiarem de suas dicas.

2004

Os irmãos Anderson desenvolveram a marca própria de bicicletas, a Ricci Bicicletas. Os primeiros modelos foram bicicletas de estrada, devido a um buraco no mercado onde existia a necessidade de bicicletas de custo-benefício. Conseguiram produzir quadros que equiparam 2 ciclistas brasileiros e o argentino Matias Médici (foto) no Campeonato Mundial Profissional de 2005 onde usaram um quadro de alumínio de 1350g produzido no Brasil (base filosófica da marca). Para a produção do quadro, foram testados dezenas de quadros até o aprimoramento da geometria.

2005

Iniciou a parceria com o amigo e mountain biker Maurício Filoso, mestre em Fisioterapia e Osteopatia e desenvolveu o Método Angular de Estudo Postural, derrubando a prática do uso de tabelas para bike fits que definiam medidas apenas através de medidas antropométricas simples, sem levar em consideração a natureza do ciclista (flexibilidade, particularidades ósseas, posturais e histórico de lesões).

2005

Foi o pioneiro em ministrar cursos de ajuste postural para lojistas. O nome Bike Fit ainda não era utilizado no Brasil.

2005

Começa a organizar as viagens para os brasileiros assistirem ao vivo ao Tour de France e  competirem o L'Étape du Tour.  Com isso, participou consecutivamente de 11 L'Étapes du Tour, muito importante para entender como o corpo reage em uma competição exigente de longa duração e a relação disso na postura ideal para o esforço prolongado. Com tanto tempo em contato direto com a A.S.O. (empresa que organiza o Tour de France e o L'Étape du Tour), trouxe, junto com o Grupo Manga Comunicação e Marketing este evento para o Brasil, aqui denominado L'Étape Brasil by Le Tour de France em Cunha-SP no dia 25 de outubro de 2015. Cleber é o diretor técnico do evento.

2006

Durante 2 anos, competiu também em Provas de Aventura na Equipe Lobo Guará  realizando corridas de até 30hs de duração. No circuito Adventure Camp a equipe normalmente se posicionou entre as 5 melhores.

2006

Seu irmão Clovis Anderson Jr., campeão panamericano de ciclismo e décimo colocado na Olimpíada de Seoul, ex-sócio da Anderson Bicicletas, muda-se para os Estados Unidos e iniciam intercâmbio sobre os estudos de bike fit.  Hoje, Clovis é um dos mais respeitados e graduados bike fiters da região de Washington DC dominando os métodos da Body Geometry Fit (SBCU), Guru, etc. Na foto à direita, Ricardo Arap (Race), Clovis e Cleber na região de Washington em 2015.

2010

Venceu a Claro 100k do Rio de Janeiro em sua categoria.

2013 - Equipe de Fit da Anderson

Em um dos cursos de bike fit para lojistas ministrados por Cleber, nosso técnico Silvio Tadeu, passa a ser treinado pelo Método de Bike Fit da Anderson. Dessa forma, a Anderson Bicicletas passa a ter uma equipe de bike fiters. Além de Silvio, Tiago Andrade, nosso mecânico e vendedor, com grande experiência em ciclismo, também está sendo treinado.

2014

Junto com seu assistente e colaborador Silvio Tadeu, fazem o Curso Body Geometry Fit da SBCU/Specialized/Centro de Medicina Esportiva de Boulder (Colorado - USA). Esse curso é completo e um dos mais respeitados do mundo e veio para aprimorar o Bike Fit da Anderson Bicicletas com destaque para o estudo tridimensional da pedalada (ajuste fino que determina ou não o uso de calços nas sapatilhas e/ou palmilhas especiais, tornando a pedalada mais eficiente ainda);

Ciclismo

Cuidou dos ciclistas da seleção brasileira de ciclismo para o Campeonato Mundial Profissional de 2005, onde 2 ciclistas brasileiros e um argentino competiram com as bicicletas Ricci, produzidas pelos irmãos Anderson de 2004 a 2010;

Triathlon

Em 1993, teve a oportunidade de trabalhar com o triatleta Adriano Bastos, com o argentino multi- campeão de triathlon Oscar Galindez, e com o triathleta Guto Antunes. Atualmente cuida do bike  fit do 3X campeão mundial de ½ Iron Man, o suíço-brasileiro Joachim Doeding;

Mountain Bike

Com base em seu método próprio de ajuste para mountain bikers competitivos, ajustou o  atleta olímpico Luiz Henrique Cocuzzi e vários ciclistas participantes das competições  mais exigentes de MTB como o Brasil Ride, o Big Biker, Copa Ravelli, Cross Countries,  etc. Nesse método, o ponto forte é o equilíbrio entre a busca da postura ideal e a eficaz  ciclística da bicicleta, responsável por pilotar uma mountain com a melhor fluidez possível;

Mountain bike esportivo / Ciclismo Urbano / Cicloturismo

Cada ajuste em um de nossos clientes desde 1992, formaram literalmente nossa lição de casa para aprimoramento do método de bike fit da Anderson Bicicletas. Uma postura que busque a performance, mesmo que por uma longa distância, normalmente não serve para quem usa a bi- cicleta pela cidade ou faz longas jornadas em um ritmo mais fraco. Mas, o uso diário em uma bicicleta mal ajustada leva o ciclista a adquirir L.E.R.(lesão de esforço repetitivo). Pensando nisso, desenvolvemos um bike fit específico para esses casos e comprovado por nossos clientes ao longo desses anos.

Conheça os 7 tipos de bike fits para atendermos você: